Por que ter uma alimentação saudável?

Pensando na qualidade de vida e na saúde das pessoas, procuramos sempre alertar para os benefícios da opção por uma alimentação orgânica. Para comprovar isso, divulgamos aqui um estudo (saiba mais aqui) com crianças de uma região do México com o objetivo de entender quais alterações o uso de pesticidas no cultivo dos alimentos pode gerar no desenvolvimento infantil.
Foram levadas em consideração algumas variáveis que influenciam o crescimento e foram abordados dois grupos específicos de crianças entre 4 e 5 anos que residem no Vale do Yaqui, no noroeste do México. Essas crianças têm uma genética similar, compartilham ambientes, hábitos alimentares, padrões culturais e comportamentos sociais. A maior diferença entre elas é que um dos grupos consome alimentos que foram cultivados com o uso de agrotóxicos enquanto o outro grupo consome apenas alimentos orgânicos.
Nessa região do Vale do Yaqui, é muito comum o uso de pesticidas nas plantações desde 1940. Já em 1990, altos níveis de vários tipos de agrotóxicos foram detectados no cordão umbilical dos recém-nascidos e no leite materno. Apesar de, aparentemente, não haver diferenças físicas entre crianças que têm esse nível de pesticidas no organismo e as que não tiveram contato com esse tipo de produto, uma análise mais profunda comprova que o risco de se expor aos agrotóxicos (saiba mais aqui) pode ter consequências graves para as crianças.
Os padrões de crescimento dos dois grupos infantis foram iguais. A maior diferença aconteceu em alguns testes de memória, de coordenação e de desenho. As crianças que consumiam alimentos expostos aos pesticidas não conseguiram desenhar pessoas e seus rabiscos eram pouco nítidos.
Esse tipo de estudo é apenas uma das justificativas sobre a importância de uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos (veja mais aqui) não só para as crianças como para adultos e idosos. Nossa intenção é alertar que o uso de alimentos orgânicos (leia mais aqui) é, sem dúvidas, a melhor opção para obter qualidade de vida.
2015 Doutor Alberto Peribanez Conzalez
Desenvolvido por BT Design