Bases Fisiológicas

Curso Bases Bases Fisiológicas – PRÓXIMO programa:   10-17 NOVEMBRO 2018

Uma experiência presencial e profunda em medicina integrativa, ministrada pelo PHD em medicina e docente do Curso de Pós-graduação em Medicina Integrativa do Instituto Israelita Albert Einstein, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “Cirurgia Verde”, Dr. Alberto Peribanez Gonzalez. 

 

 

Conhecendo o curso 

 

O curso Bases Fisiológicas tem por objetivo capacitar e habilitar aqueles que dele participam, do entendimento das rotas fisiológicas e metabólicas mais importantes do corpo humano e da sua relação saudável com a alimentação baseada em plantas.

 

A alimentação baseada em plantas pode ser considerada uma nova palavra-chave de pesquisa em medicina e nutrição.

Este padrão alimentar, com base científica e aplicado nas mais tradicionais universidades americanas e européias, tem o poder de auxiliar no tratamento e até mesmo na reversão das doenças crônicas mais prevalentes em nossos dias, tais como a hipertensão e diabetes, a obesidade e a hipercolesterolemia, o câncer e a depressão.

Este curso visa o treinamento de seus participantes nos conhecimentos da fisiologia corporal e nas práticas de alimentação baseada em plantas.

Embora possa ser facilmente confundido como um curso de capacitação em culinária gourmet saudável, o participante estará sendo na verdade treinado como um agente de saúde integral.

Não queremos que o participante leve apenas um comprovante de que participou no curso, mas que esteja apto a atuar em sua própria saúde, na saúde de sua família e de sua comunidade, seja como profissional da área de saúde e nutrição, seja como cidadão consciente dos impactos positivos de uma agricultura ecológica e uma alimentação e prática médico-nutricional integrativa, tanto para o homem quanto para o planeta.

 

 

QUAIS DIFERENCIAIS DESTE CURSO

 

O curso Bases Fisiológicas foi desenhado em 2006 pelo Doutor Alberto Gonzalez. Na ocasião, lecionava as disciplinas de fisiologia para os cursos de medicina, nutrição e odontologia da UERJ e Universidade Estácio de Sá.

Após conhecer na Fiocruz o grupo de estudos denominado Terrapia (ENSP) e as novas áreas do conhecimento médico que incluem a probiótica, a nutracêutica, e a teoria do terreno biológico, Dr. Alberto percebeu que se tornava necessária a elaboração de um curso que pudesse associar e tornar inteligível a relação entre uma alimentação baseada em plantas e a fisiologia humana.

Após 10 anos ministrando o curso Bases Fisiológicas, primeiramente como curso de extensão universitário e após isso nas cidades de Campos do Jordão, Instituto Visão Futuro, Parque Estadual intervales e atualmente no Hotel Paraíso, localizado na cidade de Ribeirão Grande, região de Mata Atlântica, a 1000 metros de altitude, no interior de São Paulo.

   G5M_3574

Este curso atingiu mais de mil participantes no Brasil, no Chile e em diversas edições na Alemanha. Após formar uma equipe multidisciplinar e com base na medicina integrativa, Dr Alberto decidiu por compendiar todas estas aulas em um novo livro, que agora tornou-se disponível no mercado sobre o nome “Cirurgia Verde”. A compra deste livro (Ed. Alaúde) permite acessar o currículo programático do curso Bases Fisiológicas.

Mas nada se compara à experiência de uma semana em profundo contato com os elementos da natureza, respirando ar puro da montanha, bebendo e banhando-se em água mineral, participando de meditações, passeios, fogueiras e vivências contemplativas e principalmente, recebendo diretamente do professor as fabulosas (e divertidas) aulas de fisiologia.

     Bases 2016 035Bases 2016 070137

Também tornou-se ferramenta indispensável deste curso as aulas onipresentes e diárias de culinária saudável, ministradas por Maya Beermann, a culinarista de nossa equipe há mais de 10 anos. Participar destas oficinas culinárias, pondo a mão na massa (literalmente) e degustando as preparações com suas texturas, sabores e aromas transforma este curso em um festival gastronômico no qual são servidos ou experimentados mais de 100 pratos no decorrer de uma semana.

equipe de cozinha e nutrição proporcionam aos participantes uma verdadeira “cirurgia verde” através de refeições vitalizantes e regeneradoras. Uma turnê gastronômica onde se une o prazer e a saúde. O cardápio é elaborado por profissional da área de nutrição, que realiza também este trabalho na prática ambulatorial de consultório e nos retiros de 21 dias. Com isso, os prazeres da alta culinária, por conta da equipe treinada em fazer pratos com excelência em todos os quesitos de texturas, aromas, cores, equilíbrio de sabores ficam complementados com alta eficácia nutricional.

Aulas de culinária viva: são ensinadas as ferramentas e truques utilizados pelos melhores chefs de gastronomia saudável, para criar as receitas que atingem toda excelência nos aspectos de sabor, texturas, apresentação, combinação e aroma. Aprenda a fazer as receitas da cultura da vida, substituindo os ingredientes processados e nocivos pelos integrais e de alto valor biológico, utilizando técnicas culinárias que potencializam e preservam o valor nutricional, terapêutico e vibracional dos alimentos.

    143 G5M_2033-2 Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (1055 of 1740)

Durante as vivências e oficinas em grupo, os resultados práticos dos métodos aplicados são compartilhados entre os participantes,  conferindo transparência e entendimento dos resultados adquiridos.

Nas aulas teóricas, as bases científicas são apresentadas através de material didático, na forma de vídeos, filmes científicos ou de arte, permitindo o aprendizado de forma pragmática e lúdica.

       Bases 1 nov. Chuva de Amor 355

Terapias ayurvedicas e integrativas: técnicas milenares de saúde do ayurveda como abhyianga, shirodara e basti são disponibilizados pelo nosso profissional qualificado e treinado na Índia.  Diversas outras práticas em medicina integrativa são oferecidas em cada curso, e suas características são explanadas pelos próprios terapeutas, em aulas curtas.

As terapias expressivas se apresentam como musico e arte terapia realizada através de profissionais gabaritados, fazem parte das meditações diárias, onde as possibilidades de acessar regiões mais profundas do ser são percebidas, ajudando a realizar as transformações e entendimentos mais efetivos.

         Bases 2016 08526Bases I julho 134

O curso é realizado no Paraiso Arte Hotel, em Ribeirão Grande-SP. È uma  localização privilegiada na região de mata atlântica, que proporciona um mergulho dos sentidos em todas as forças curativas da natureza: água, terra, ar puro, floresta, radiação solar, animais silvestres. Neste cenário o aluno tem a oportunidade de vivenciar de maneira prática, presencial e com mais profundidade os conceitos abordados nas aulas teóricas.

                                                                                          paraiso-arte-hotel

      Após a conclusão do curso, o aluno é convidado a participar de nossa rede de informações e experiências, através da formação de grupos, para trocas de experiências.

 

 

 

 

BENEFÍCIOS DO CURSO

O participante do curso bases fisiológicas tem benefícios em sua própria saúde, pela simples participação e por estar alimentando-se de uma dieta orgânica e gourmet, baseada em plantas e balanceada por nutricionista.

 

Por outro lado levará consigo conhecimentos sobre a preparação de receitas culinárias que são ministradas durante toda a semana por Maya Beermann, e as aulas presenciais com Dr Alberto, que permitem o entendimento da fisiologia do corpo humano e a associação deste conhecimento com a dieta.

 

As terapias oferecidas durante o curso fazem o mesmo comparável a um “spa”. Portanto é bom que os participantes também se preparem para uma semana de regeneração pessoal.

 

Todas as práticas, passeios, vivências e meditações, embora pareçam apenas lindos momentos de lazer e companheirismo, são na verdade elementos fundamentais do curso para que você incorpore todas essas práticas e possa sentir-se empoderado em levá-las a sua família e sua comunidade.

 

Queremos que os conhecimentos adquiridos nesta semana possam acompanhá-lo no seu cotidiano e por todos os dias de sua vida.

 

IMG_6294

Conteúdo Teórico com Dr. Alberto Gonzalez:

  • Da cultura da morte rumo á cultura da vida. Alimentos biogênicos, bioativos e biostático e biocida.
  • Nutracêutica, Fito químicos, enzimas e antioxidantes naturais. Alimentos anti câncer.
  • Probiótica, pré-biótica, simbiótica. Surgimento da farmacêutica. Efeitos sobre os sistemas corporais. Papel das bactérias sobre a vida humana. Os microrganismos efetivos.
  • Neurotransmissores, as “drogas” naturais do cérebro. Efeitos da alimentação processada, das emoções e dos pensamentos na saúde. Novas abordagens em abuso de drogas e alcoolismo. Cura natural da depressão. Mudanças no estilo de vida para reduzi a depressão.
  • Modelo fisiológico em inflamação. Como interferir dieteticamente na artrite reumatoide, gota, constipação, alergias, agregação plaquetária,  deficiência imune, depressão e psoríase. Sistemas homeostáticos ambientais. A pineal e o eixo hipotálamo-hipófise.
  • Influencia da luz solar sobre o metabolismo e o eixo neuroendócrino. Alimentando – se de cores.
  • Águas internas, ciclos e circulação. O endotélio e a micro circulação como verdadeira base fisiopatológica. A lei de Poiseuille corrigindo a hipertensão através da alimentação.
  • Águas estruturadas características físico químicas e propriedades biológicas. Limpeza e purificação com água. Encontrando água sadia.
  • Equilíbrio ácido-básico. Órgãos excretores de ácido. Alcalinização do sangue pela respiração e pelos alimentos. Importância da dieta no equilíbrio ácido-básico. Como medir e avaliar o próprio ph.
  • Terreno biológico. Modelo fisiológico de auto-composição celular. O ciclo da doença crônica sob ótica do terreno biológico. Microscopia de campo escuro. Como interromper o botão de auto-decomposição
  • A doença como símbolo.
  • O Modelo Biogênico de saúde.

 

Bases 1 nov. Chuva de Amor 408

Aulas culinárias ministradas por Maya Arruda Beermann:

  • Germinação, gramas e brotos. Prensagem (Cocção mecânica, química e homeostática). Amornamento: pratos quentes.
  • Cardápio “alto astral” – gorduras vivas. Leites, queijos de vegetais.
  • O cardápio solar – pão essênio, cracker, rocambole, pastelões.
  • Doces Vivos: tortas, pavês, mouse, docinhos e composição dos doces vivos.
  • Fermentados. Néctar de grama do trigo.
  • Leite da terra (suco verde).

 

Inscrições e mais informações solicite as Condições do Curso” pelo:

 [email protected]

 

 

Bases I julho 11824Bases I julho 09617Bases I julho 037

Bases 1 nov. Chuva de Amor 420  Bases 2016 017Bases I julho 140124

Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (741 of 1740)Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (989 of 1740)Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (593 of 1740)Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (929 of 1740)Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (427 of 1740)Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (412 of 1740)G5M_2317Curso21dias_DrAlbertoGonzalez_jan2016_ (797 of 1740)

2015 Doutor Alberto Peribanez Conzalez
Desenvolvido por BT Design