Equipe Oficina da Semente

Maya Arruda Beermann

 

Chef em culinária viva, baseada em plantas; Técnica em Nutrição (SENAC- Campos do Jordão) e formação em culinária viva pelo Tree of Life Institute (EUA); Coordenadora da merenda escolar da Prefeitura de Campos do Jordão (2001-2009) e dos programas de alimentação saudável em Osasco e Capão Bonito (2009- 2013).  Co-autora do livro “Cirurgia Verde” (Ed. Alaúde, 2017) com Dr. Alberto P. Gonzalez. Docente e coordenadora de produção da Oficina da Semente (Organização/empresa de caráter nacional) (2013 -)

 

Atua como culinarista ao lado do Dr. Alberto Gonzalez a dez anos realizando palestras e cursos em todo território nacional.

Criou um método de ensino que capacita as pessoas na arte da “Culinária Consciente” que une prazer a saúde.

Em seus cursos traz ferramentas que tem sido comprovado ser de grande eficácia na aplicação profissional ou familiar para a criação de refeições saborosas e saudáveis que se utilizadas no cotidiano auxiliam na recuperação e manutenção da saúde.

O seu objetivo é capacitar o aluno na habilidade culinária consciente, que une o prazer de se alimentar e as necessidades biológicas do organismo. Despertar a capacidade de prover durante a alimentação tudo o que é necessário para se manter saudável.

 

Alguns dos temas das suas aulas:

Germinação, gramas e brotos – alimento altamente biogênico (da suporte a vida), possui propriedades nutricionais e medicinais excecionais que são de grande ajuda na estratégia de saúde das necessidades atuais da família.

Caçarolas de hortaliças.Prensagem (Cocção mecânica, química e homeostática). Amornamento: pratos quentes – Alimento de base nutricional fornecem ao organismo todos os elementos nutricionais necessários para todos os biotipos (temperamentos).

Cardápio “alto astral” – gorduras vivas. Leites, queijos de vegetais – Laticínios a base de castanhas, oleaginosas e vegetais de fácil assimilação pelo organismo evitando as “alergias” por substâncias animais como a lactose que geram em muitas pessoas problemas metabólicos inflamatórios. Substitui com grande vantagem os derivados dos leites animais em receitas tradicionais como vitaminas, molhos, o tradicional leite com café, panquecas entre outros. Fornece nutrientes como cálcio e outros minerais importantes além de  proteínas e gorduras de alto valor biológico.

O cardápio solar (desidratação) – pão de trigo germinado, cracker, rocamboles, pães de sementes germinadas.Técnicas milenárias adaptadas a vida moderna as farinhas de mandioca fermentada (puba), milho crioulo fermentado, trigo germinado e outras sementes como linhaça, chia, amêndoas, grão de bico e amendoim são utilizados no preparo de pães, bolachas, crackers, pastéis, entre outros produtos utilizados no desjejum e lanches.Estas farinhas auxiliam a manutenção do peso, são de fácil digestão evitando alergias e problemas gastrointestinais, promovendo um bom transito intestinal prevenindo a constipação intestinal.

Doces Vivos com bases vegetais: tortas, pavês, mouse, docinhos –  Os doces tradicionais servidos no cardápio diário são remontados com ingredientes naturais frescos de alto valor biológicos sendo difícil ver a diferença do tradicional em todos os aspectos sensoriais (paladar, aroma, apresentação).

Leite da terra (suco verde) – eixo central da culinária consciente com características sinérgicas, probióticas, nutracêuticas, fitoterápicas e nutricionais. Fornece a água estruturada de verduras orgânicas autênticas garantindo elementos importantes para regeneração, reestruturação e manutenção do organismo.

 

 

 

Keli Parayana Dasa

 

 Professor de Hatha Yoga e professor de Ayurveda. Coordenador dos Cursos de Formação da escola ABHAY. Colaborador e docente no projeto Modelo Biogênico no Brasil.

 

AYURVEDA

 

 

 

 

Ciência terapêutica vigente mais antiga do planeta

 

 

Terapias Ayurvédicas – No sentido geral a terapia Ayurvédica proporciona: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

 

  • Abhyanga– Massagem ayurvédica se compõe de uma seqüência fixa de movimentos, onde se observa o mapeamento dos marmas corporais (pontos físicos que se acumulam toxinas), nestes pontos é realizada a acumpressão (pressão com a ponta dos dedos) para que se possa liberar toxinas e impurezas e assim, serem conduzidas aos órgãos de eliminação através dos movimentos de massoterapia.
  • Garshana: Esfoliação corpórea com uma mistura de sal grosso e cânfora utilizam-se luvas de seda com movimentos de fricção do tórax para as extremidades, não se esfolia a cabeça. A direção dos movimentos também obedece a linha dos nadis corporais. Após todo o processo, recomenda-se um banho com ervas aromáticas. 
  • Shirodhara: Shirodhara é palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como “fluxo contínuo na cabeça”, onde “shiro” – significa cabeça e “dhara” – significa fluxo contínuo. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar,através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara.
  • Basti: Enema de limpeza e nutrição do cólon intestinal (especialmente para desequilíbrios do doshavata) Considerado dentro do Ayurveda como mãe, ou a principal forma de procedimento terapêutico e mais importante de todos, limpa as toxinas e elimina o não aproveitamento de substancias acumuladas no corpo, indicado aos três doshas – Vata – Kapha e Pitta, especialmente equilibrando o doshaVata. Basti é a administração de enema retal medicado (com ervas, óleo e outros produtos) e também altamente benéfico para tratamentos de rejuvenescimento. Este tratamento é eficaz em desordens neurológicas, paralisias, colites, constipação, desordens digestivas, obesidade, infertilidade entre outros.
  • Katibasti: Prepara-se uma massa que é modelada na região lombo-sacral em forma de copo, que é preenchido de óleos medicinais com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas. O óleo é mantido morno pelo terapeuta. Seu efeito está na remoção de dores, restauração dos tecidos lesados por inflamações.
  • Hrydibasti: Saúde para o coração. Prepara-se uma massa para ser modelada em forma de copo sobre o ponto central do peito, correspondente à glândula timo, chamado na Ayurveda de hryraneagarpen, sendo o fundo a própria pele. Dentro do copo, se insere um óleo com propriedades especiais para combater angustia e questões emocionais. O óleo é mantido quente pelo terapeuta.

 

Nos cursos Bases o participante poderá fazer os procedimentos, todos com preços subsidiados, por estarmos em grupo.

 

Aulas de Ayurveda

 

 

 

Alguns dos temas das aulas Ayurveda:

Os Doshas Vata, Kapha e Pitta – mecanismos que governam o nosso organismo. A junção dos elementos éter, ar, fogo, água e terra. Como se combinam nos indivíduos, suas características e influencias. Como reconhecer em nós esses princípios e utilizar a nosso favor.

Como individualizar a alimentação segundo os princípios do ayurveda –  Quais alimentos que equilibram e favorecem o bom andamento do organismo e quais pode desequilibrar segundo o meu dosha. Quais horários do dia são mais favoráveis para consumir os diversos grupos de alimentos para alinhar as necessidades biológicas ao momento mais propício segundo o ritmo da natureza.

 

 

Aulas de yôga

 

Hoje em dia é amplamente difundido sobre os inúmeros benefícios na saúde pela prática constante de Yoga e suas ferramentas. No caso dos exercícios respiratórios, por exemplo, há uma serie muito variada de possibilidades todas altamente benéficas!

Com o auxilio de um professor você entrará para outra visão do que é saúde e sobre como manter tal saúde mesmo nas agitações do cotidiano. Tais exercícios são ensinados e compartilhados de forma leve e agradável e eficiente ao mesmo tempo. De forma que possamos experimentar aprendendo e levar para nosso dia a dia.

Com asanas, que são as posturas físicas do Yoga, há uma didática inclusivista que nos entusiasma a buscar com consciência novos desafios, sem esquecer de nossas crenças limitantes. Há sim limitações, há sim obstáculos… no entanto em nossas aulas nos focamos com alegria e leveza no que de fato podemos e queremos alcançar. Você vai levar ótimas novas experiencias para sua prática, seja nova ou já assíduo praticante. Sou formado desde 2000 e me dedico à docência desde 1997.

 

 

Patricia Reis 

 

 

 

 

 

Arte Espontânea na Floresta

 

Artista plástica, arte terapeuta e educadora há mais de 15 anos realizando atendimentos, oficinas e workshops, desenvolvendo trabalhos em arte terapia com diversos grupos, escolas e hospitais.

 

No meio de um ambiente natural, cores e formas se misturam trazendo imagens e expressões de uma forma espontânea. Quando você pinta espontaneamente, desencadeia uma força tremenda, são os símbolos. Eles são uma energia que alinha você com o seu propósito de vida.

O símbolo canaliza a intenção do universo, que quer fortalecer você, para que se manifeste todo seu potencial. A Pintura Espontânea não visa enfocar patologias ou doenças de qualquer nível, mas sim o desenvolvimento do potencial de cada ser humano. Uma vez que a pessoa compreende e manifesta seus potenciais criativos, contribui com suas aptidões, enriquecendo alternativas para uma melhor qualidade de vida para si mesmo e para o mundo.

 

 

Com a Pintura Espontânea você terá a oportunidade de:

 

– Experimentar como a Arte tem o poder de expandir a sua consciência;

 

– Relaxar a sua voz crítica interna para que possa aflorar seu pleno potencial.

 

– Liberar suas imagens simbólicas e compreender seus significados;

 

– Cultivar um sentido mais profundo de sua vida, descobrir novas direções e ganhar clareza de propósito;

 

– Conectar-se com seu Self autêntico e Eu divino.

 

– Desenvolver sua MENTE CRIATIVA, a grande fonte de

idéias inovadoras para a transformação pessoal e social.

 

Mude a si mesmo e mude o mundo.

Para participar não precisa ser artista ou ter alguma habilidade desenvolvida, basta ter a disposição de ser tocado pelas cores e deixar a criatividade aflorar, ela não tem nenhuma finalidade estética, o que realmente importa é o processo.

 

 

 

 

 

 

Aulas de Mandalas com frutas e sementes.

 

 

 

 

 

Pyasse Anand

 

Meditação Tântrica

O Tantra te convida a respirar e a se movimentar em meio a música.
Neste convite o tantra te pergunta…
Você tem rido ?
Você tem chorado ?
Você tem expressado suas emoções e sentimentos ?
Você tem sentido ?

Se você não tem sentido, tudo perde o sentido. Você perde a vontade de tudo. Sabe porque ? Por que a vontade é alimentada por energia, se a energia é destinada a não sentir – e não sentir consome muita energia – você sente um esgotamento, como se estivesse permanente com a bateria zerada, sem energia para qualquer coisa. Até para fazer o que ama.

O Tantra te convida a sentir, é a existência te convidando a novamente sentir.
O tantra é o caminho contrário ao que você está. Você saiu do coração e foi para mente.

Sim, lembra que quando criança você era pura vontade, o que te movimentava era a vontade de dormir, de comer, de brincar, de dançar, de rir, de chorar, de berrar, de gritar, de brigar, de abraçar, de beijar… mas em algum momento houve essa ruptura com a sua natureza, e de fora vieram as repressões em comandos que te condicionaram a não sentir, tais como “engole esse choro, não chora !”, “mesa não é lugar de rir, se você rir vai sair da mesa !”, “tira essa mão daí menina, já falei que aí não é para colocar a mão, é só para fazer xixi !”, “se você fizer esse escândalo novamente, te largo na rua e volto pra casa sem você !” etc… foi aí que a mente passou a rodar esse disco que diz o que pode e o que não pode, que fala o que sentir e o que não sentir para ter amor, carinho, atenção, aceitação etc

O Tantra te convida a fazer o caminho natural, o caminho da mente ao coração, te convida a novamente sentir, a ser natural, a fazer o que tem vontade.
Esse trabalho que o Bases traz até você é uma porta que se abre para você ser o que você é.

 

 

Além do trabalho em grupo com as Técnicas e Práticas Tântricas de Movimentação Corporal, teremos também os atendimentos individuais com essas mesmas técnicas, são mais de duzentas técnicas para diversas emoções reprimidas. Os atendimentos são direcionados aos conteúdos pessoais, para àquela situação que você queira diluir, que aconteceu na sua infância, e/ou na adolescência, e/ou na juventude, e/ou na fase adulta, e/ou na fase madura, para que haja espaço livre, pois assim haverá energia disponível para sentir as experiências que você vive agora, para realizar seu projeto de vida, sua viagem, seu negócio, sua relação etc
Para que nada mais te imobilize, para que a apatia e a inércia dêem espaço ao movimento natural das coisas.
Vida é movimento.
E o convite é movimentar tudo que está guardado dentro de você.

Quem você é te espera, não espere mais !

Quem facilita o trabalho Tântrico é a Pyassi Anand.
Pyassi coordena a Escola de Orgasmos, e conduz trabalhos de grupo que envolve Respiração de Renascimento e Movimentação Corporal Tântrica. Recentemente foi procurada por gestantes, e vai desenvolver um trabalho exclusivo para mulheres que vão gestar ou que já estão gestando e querem ter um parto natural e orgástico.

Grupo de Movimentação Tântrica
R$ Bônus do Bases

Sessão Individual de Movimentação Tântrica

(*) Valores exclusivos para o Bases.

 

 

Dircélia Daros

 

Terapeuta Quântica

Formada em Logística,Pós em gestão Portuária.
Life coaching- SLAC
Reiki Usuí – Nível I , II , III.
Thetahealing R – DNA Básico , DNA Avançado , Digging.
Access consciousness TM – Facilitadora e terapeuta de Barras de Access , Facelift.
Voluntária da conscienciologia e Projeciologia de 2006 a 2010.
Autodidata em mecânica e Física Quântica.

2015 Doutor Alberto Peribanez Conzalez
Desenvolvido por BT Design